"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem" Sl 126,1

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Stain ou Verniz


Antes
Depois
Como prometi, falarei um pouco sobre Stain.

Na verdade colocarei uma matéria que li no site show do pintor e que sanará qualquer dúvida a respeito de que produto utilizar para acabamento na madeira.

De cara digo que fiquei impressionado com a qualidade de acabamento do Stain e suas vantagens.

A beleza natural realçada com proteção

Para o consumidor que aprecia o aspecto natural da madeira, o stain é o mais apropriado, pois não forma película, como o verniz.

Diferente de tintas e vernizes comuns, os stains são produtos específicos para acabamento de madeiras. Devido ao maior poder de penetração entre as fibras (penetram na madeira crua), acompanham os movimentos naturais da madeira. Aliam embelezamento e proteção de superfície contra umidade e fungos, não descascam nem trincam sob chuva ou sol e igualam a tonalidade de madeiras diferentes.


Esses produtos são ideais para madeiras expostas às intempéries pela sua resistência e também são muito práticos na hora da manutenção. Dependendo das circunstâncias de renovação de acabamento, não é necessária a retirada total do stain, bastando um leve lixamento, limpeza e reaplicação.

Os stains podem ser utilizados em ambientes externos ou internos, em estruturas de madeira em geral, aplainadas, lixadas ou rústicas, como decks, portas, janelas, portões, beirais, forros, estruturas de telhado, gazebos, varandas, pérgulas, móveis rústicos e de jardim e cercas.


A madeira é um material natural, poroso, que apresenta uma interação com o ambiente, respondendo às condições de temperatura e umidade. O stain é um produto impregnante e fungicida, ou seja, um tratamento para a madeira. Penetra com profundidade nos poros, formando uma camada baixa de alta flexibilidade, proporcionando, além disso, proteção contra fungos, que apodrecem a madeira. A película do stain não apresenta rachaduras e desplacamento, comuns nos vernizes. Além disso, possui elevada resistência à incidência da radiação ultravioleta do sol. Stains são indicados especificamente para aplicação em madeira, especialmente quando exposta aos rigores climáticos.


Diferenças

Stains ou vernizes podem ser aplicados na madeira de acordo com a escolha do consumidor, mas é preciso conhecer as características de cada produto. Vernizes são acabamentos que têm baixa penetração na madeira e formam normalmente camada alta, apresentando uma flexibilidade inferior aos stains e, por esse motivo, quando expostos ao exterior, têm tendência a apresentar trincamento da película ao longo do tempo, o que ocasiona a delaminação e conseqüente desplacamento. Alguns vernizes também não possuem hidrorrepelentes e/ou ação fungicida, o que pode ocasionar o apodrecimento da madeira pela penetração de umidade e fixação de fungos, notadamente através das trincas. Os vernizes são indicados para aplicação em madeira e podem ser encontrados com texturas de alto brilho, acetinada ou fosca.
Já o stain é, assim como o verniz, considerado um produto para proteção e embelezamento da madeira, porém é um impregnante, penetra mais na madeira, dando um aspecto mais natural. Ele não forma a película como o verniz, portanto, para o consumidor que aprecia o aspecto natural da madeira, ele é o mais apropriado.


Vantagens

Dessa forma, as principais vantagens dos stains em relação aos vernizes são: elevada penetração na madeira, flexibilidade, proteção fungicida, resistência à radiação ultravioleta e umidade. E, como já foi citado, tem a facilidade da renovação. O produto vai esmaecendo ao longo do tempo, o que significa que não trinca e não desplaca da superfície, facilitando sobremaneira a manutenção, diferentemente dos vernizes, que em função da forma como "envelhecem" pedem lixamento profundo e até remoção para reaplicação, o que onera as manutenções. No caso dos stains, basta lavar a superfície para eliminar detritos e oleosidade e reaplicar o produto.

Forro em muiracatiara (maracatiara) com stain aplicado.


Minha escolha.
Sayerlack. O Polisten, stain impregnante colorido da Sayerlack, especialista em soluções para madeiras, destaca-se por ter combinadas no mesmo produto a ação fungicida e inseticida, além de ser repelente à água, possuir filtro solar e preservar e realçar os veios e os aspectos naturais da madeira. O Polisten possui registro no Ministério da Saúde e no Ibama, o que assegura sua qualidade e performance.
E com preço acessível variando de 185,00 a 240,00 a lata de 18 litros.
Ad post:
Com relação ao Stain vale lembrar que nunca se deve aplicar o incolor em áreas que receberão incidência solar e humidade, pois a detereorização do produto será muito rápida.
E que em madeiras resinosas o mesmo tem durabilidade menor.











29 comentários:

Cristiano 29 de agosto de 2010 às 19:15  

Achei legal sua iniciativa em compartilhar o conhecimento que aprendeu na construção de sua casa.

Tenho certeza que suas dicas servirá de auxilio para leigos e experientes no assunto madeira.

Boa sorte!

Anônimo,  31 de outubro de 2010 às 11:32  

Tudo estava indo muito bem,mas o comentário em vermelho no final, já que a necessidade que tenho é para madeira exposta ao sol e etc, jogou um balde de água fria.

Wilson Animal (PETS) 10 de dezembro de 2010 às 00:48  

Muito bom mesmo foi de grande ajuda. Valeu mesmo

Anônimo,  12 de janeiro de 2011 às 17:15  

Adorei!!! \o/
Finalmente entendi o que é o verniz stain!
Agora posso fazer o orçamento para p meu chefe sabendo do que estou falando! kkkk!

Muito obrigada, foi de enorme ajuda!!!

Anônimo,  14 de fevereiro de 2011 às 01:09  

mas afinal, para madeiras expostas ao sol o que fazer? cetol?

carlos,  26 de fevereiro de 2011 às 09:52  

Realmente, as letras em vermelho me deixaram desanimado, uma vez que estara exposto ao sol pleno, tratasse de um Dek. Inclusive a madeira será toda lixada, pois esta há tempos sem proteção, achei que poderia aplicar o Stain, apos o lixamento, mas pelo que li, no final tenho que pintar e depois aplica?? não entendi, por favor se possivel exclareça.
grato, cfconti21@gmail.com

Anônimo,  4 de março de 2011 às 08:54  

O Stain da suvinil suporta sol. Pesquise no site, estou usando e é muito bom.

Freitas 10 de abril de 2011 às 15:32  

Particularmente prefiro trabalhar com esse tipo de material por causa da sua resistência.

Ótimo artigo.

Anônimo,  6 de maio de 2011 às 09:46  

Estou terminando um deck de madeira ipê ao redor de uma hidro-spa exposta completamente ao tempo. Recebi a orientação de aplicar apenas o Polisten da Sayerlack (que já fizemos e ficou muito bom), mas vamos dar acabamento com verniz fosco por cima para melhor acabamento e proteção no aspecto durabilidade e manutenção. Parabéns pelo artigo.

Anônimo,  15 de junho de 2011 às 15:01  

Tenho um portão de madeira (muricatiara)que já está com 4 anos onde usei "Polisten" incolor.
Devido ele ficar exposto ao sol e a chuva, o unico inconveniente é que tenho que lavalo com detergente e reaplicar o "polisten" a cada 6 meses e ele fica com aparencia de novo.
Esse trabalho de lavar e reaplicar é bem mais facil que o trabalho que eu teria com um verniz.

Alexandre pintor,  22 de julho de 2011 às 06:23  

O stain incolor é recomendado para caibros e ripas?

Anônimo,  20 de setembro de 2011 às 09:56  

Há anos conheci o Stein e nunca mais usei verniz, interno ou externo. Tenho Stein aplicado inclusive em tabeiras expostas ao sol. Na manutenção basta limpar, se necessario mais fortemente com lixa ou mesmo um bombril, e reaplicar. Exrternamente, se deixou passar muito tempo passe antes o 'sal azedo' e depois o Stein. Esse produto é sensacional e simplifica muito a vida de quem aprecia madeiras.

rentroia 31 de outubro de 2011 às 09:06  

Há uma contradição sobre o produto.
Se pretendo manter a cor natural da madeira, devo aplicar stain incolor, que o comentário no final explicar não servir para madeira exposta ao sol ou umidade.

Anônimo,  21 de novembro de 2011 às 16:27  

Ola pessoal, só para inteirar o assunto e esclarecer as dúvidas. Este Stain transparente é de uso interno, se quiser aplicar externo tem o mesmo produto da Sayerlack Clear Tranparente, que possui ultra bloqueador solar com 2 anos de garantia, isso sem falar das cores em Stain.

Anônimo,  11 de abril de 2012 às 21:36  

O melhor Stain que existe é o da Montana Quimica(OSMOCOLOR), eu garanto

Anônimo,  30 de julho de 2012 às 18:12  

matéria muito boa e esclarecedora! estou construindo no litoral, e achei stain da sayerlack, montana e suvinil!! preços parecidos. qual seria o melhor? valeu!

Marcos 31 de julho de 2012 às 22:31  

Anonimo entileza enviar sua pergunta pelo email que está no blog.
At.

Marco

Anônimo,  21 de janeiro de 2013 às 15:38  

Após a aplicação do Stain na madeira preciso passar o verniz ou outro produto, ou o stain finaliza.

Almiro Alves 1 de abril de 2013 às 09:14  

Olá amigo, tudo bem?

Existe Stain Impregnante no modo brilhante ou todos são foscos?

Marcos 1 de abril de 2013 às 13:47  

Almiro, existe sim o stain brilhante e também com opção de cores de madeira.
Abraço.

Unknown 9 de abril de 2013 às 13:50  

qual o melhor verniz para um deque considerando o fato que há muita movimentação? zu ou perfect prus?

Adriana A. Santos,  27 de junho de 2013 às 21:39  

Não tinha conhecimento de tal produto, parece bem interessante, pois gosto muito da madeira no seu natural,ainda mais agora que estou na reforma da casa.Muito legal compartilhar seu conhecimento com os leigos.

Unknown 30 de setembro de 2013 às 12:12  

Fui comprar o Stain na Leroy e lá me informaram que o produto é para madeira nova e não madeira que já foi utilizado o stain ou outro produto alguma vez. Isso é verdadeiro?
Estou hiper arrependido pq o vendedor me vendeu um verniz qual após ler, vi que não compensa, uma por ser uma casa na praia com a vegetação bem forte e humilda dando assim fungos, cupim e etc, por não penetrar na madeira e fazer somente a pelincula protetora externa na madeira. outra pelo trabalho que se da uma vez que passado o verniz para remove-lo, tem que lixar para passar nova mão e já no Stain pelo que li não é necessário, um pano humildo já resolve.

Marcos 30 de setembro de 2013 às 22:31  

Oi André pelo que sei o Stain pode sim ser utilizado em madeira usada. A única restrição é que não pode ser aplicado direto em superfície que já tenha recebido outros produtos como por exemplo tintas e vernizes. Neste caso é preciso remover estes materiais por processo mecânico (lixar e raspar) ou quimico com uso de removedores.
Espero ter ajudado.


Bravo 16 de dezembro de 2013 às 23:59  

bom hem...aprendi muito. pode ser aplicada com pistola de ar

Bravo 17 de dezembro de 2013 às 00:00  

pode aplicar com pistola ar

Xexeu marcenaria 18 de dezembro de 2013 às 20:56  

Em area externa e recomendado pincel ou rolo , já em area interna pode

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO